Páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Novos baianos: concurso em Salvador mostra o talento de jovens criadores

Concurso de novos talentos, na maioria das vezes, costuma ser alvo de curiosidade e atenção, principalmente por parte dos críticos e julgadores, já que o objetivo é fazer com que um time de novos designers (uma turma com mente fresca, conectada e cheia de ideias) apresente projetos e o conceito de seus produtos. Todos disputando um espaço no concorrido mercado fashion. Há concursos pelos quatro cantos do Brasil e, na última quarta-feira (21), ocorreu em Salvador a 13ª edição do Barra Fashion, um dos mais tradicionais eventos de moda da região promovido pelo shopping Barra e que, anualmente, apresenta os lançamentos do seu mix de lojas juntamente com o Concurso de Novos.


Passando por uma expansão, o shopping decidiu promover apenas o concurso que não recebe suporte do setor têxtil e nem de iniciativa pública e, mesmo assim, transformou-se na principal plataforma de disseminação da moda local. Mesmo com todas as dificuldades, foi possível perceber as potencialidades existentes na tentativa de reinventar a cultura local conectando-a com as tendências globais.

Dentre os nomes selecionados estão os designers Aládio Marques, Jamaccia Sylva e da pesquisadora Carol Barreto. Como coroação aos vencedores da última edição, o público aplaudiu as coleções de 15 looks de Carol Farias e Vinícius Cerqueira, este ultimo quem melhor traduziu sem obviedades o verão baiano por meio do seu já delineado minimalismo. Com uma coleção resort coerente, sexy e “pra frente”, Summer Light fez com que muitas tivessem vontade de pegar carona nessa onda e viver essa nova praia. Destaque também para as tramas, o branco e a modelagem precisa de Carol Barreto - que deixou em todos uma vontade de quero mais, já que só foi possível apresentar 5 looks -, e do novíssimo Aládio Marques, que arrancou suspiros pela sua beleza e pela feminilidade da coleção com pitada oriental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário