Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

"Se eu estiver errado, me corrijam", diz Miele, sobre uso de pele

Gente peguei esta reportagem no ig, leiam e digam o que acham.

"Os animais de cativeiro são criados para esse propósito. Acho que tudo neles tem de ser consumido, até o osso.” A frase, dita por Carlos Miele, da M.Officer, durante um ciclo de palestras em Florianópolis (SC), causou um alvoroço daqueles nas redes sociais. Diante de mais uma polêmica a respeito do uso de peles na moda, Miele soltou um comunicado oficial sobre o tema, e conversou com o iG Moda sobre o que considera um grande mal entendido.



iG Moda: O que foi dito na palestra da qual o senhor participou em Florianópolis?
Carlos Miele: Eu estava participando de uma palestra, em um evento promovido pela RBS, e alguém levantou a questão sobre a polêmica toda sobre o uso de peles na moda. Eu expliquei a minha posição, mas acho que a pessoa não entendeu.

iG Moda: Qual foi a sua explicação?
Calos Miele: Sou contra abater um animal só para tirar a pele, mas, uma vez abatido, o indicado é que ele possa ser utilizado por várias indústrias, inclusive a do vestuário. Essa era a informação que eu tinha, os países mais avançados tratam assim a questão. Se alguém tem uma informação diferente, eu gostaria que fosse compartilhada.

iG Moda: Quem é contra pele na moda alega que há emprego de crueldade na obtenção dessa matéria-prima.
Carlos Miele: As pessoas têm de se informar. Se a pessoa come um vegetal, uma fruta, que vem de uma fazenda que emprega mão de obra infantil ou escrava, ela não tem como controlar isso. O consumidor não é o responsável. Tem de ter leis e fiscalização.

iG Moda: A moda prescinde das peles?
Carlos Miele: Para o vestuário não é tão relevante, mas grandes marcas importadas só fazem bolsas e sapatos de couro. Cada vez mais está sendo reduzida essa utlização de pele, eu uso também material sintético. É uma coisa gradual, que já vem acontecendo. 

iG Moda: Há uma solução para reduzir o uso de peles na moda?
Carlos Miele: Qual a diferença de couro ou de pele? Nenhuma, são sinônimos. Quem usa um sapato de couro vai diferenciar se veio de vaca, peixe ou coelho? Toda pessoa vegetariana não usa bolsa de couro, cinto de couro, sapato de couro? Vamos imaginar que todo mundo virasse vegetariano. O que seria feito dos bichos? O que iria acontecer com a produção desses animais? Eles iriam usar tanto espaço, poderia alterar a composição da terra.... Vamos imaginar que ninguém mais coma animais - e olha que isso é cultural, há países na Ásia, na África, que consomem macacos, outros cavalos... O consumo de proteína seria substituído pela proteína da soja, que é uma das lavouras que causam desmatamento. Sem falar que o couro sintético é mais nocivo para o meio ambiente, vem do petróleo, que não é um bem renovável. São muitas as questões do planeta, eu não sei como resolver isso. 

iG Moda: Como vê o papel das redes sociais no tratamento desse tipo de polêmica?
Carlos Miele: As redes sociais têm de ser utilizadas para informar, passar conteúdo. Elas estão tomando espaço que era das universidades, das editoras. Mas algumas pessoas seguem isso sem entender a profundidade. Sou contra o sensacionalismo. Agressão com palavras não vão resolver nada. Acho que o caminho é o debate, a discussão. Reconheço que não tenho a solução para a questão das peles. O que eu sabia é que mais indicado é que o animal abatido seja utilizado por inteiro. Se eu estiver errado alguém me corrija.


Nenhum comentário:

Postar um comentário