Páginas

segunda-feira, 21 de março de 2011

Exposição "Pierre Cardin - Criando Moda Revolucionando Costumes".

Abre no dia 28 de abril, no 9º andar do Shopping Iguatemi São Paulo, a exposição "Pierre Cardin - Criando Moda Revolucionando Costumes". 
Estarão expostos roupas, croquis e fotos fornecidos pela fundação Pierre Cardin em Paris, que contam sobre a trajetória do homem que desde 1960 se mantém como um dos cinco franceses mais conhecidos no mundo. 


Além da exposição ocorrerá dia 26,  um desfile de alta-costura e Cardin estará presente, ainda não sei se este desfile será aberto ao público, ou fechado apenas para convidados, entrei em contato com o marketing do shopping, para saber como irá funcionar, assim que me responderem repasso.


Um pouco da história.










Filho de pais franceses, Pierre Cardin nasceu perto de Veneza, na casa de férias de sua família. Em 1926, a família voltou para a França, instalando-se na cidade de St. Etienne. Seus pais eram ricos comerciantes de vinho, e Pierre deveria ter-se tornado arquiteto.
Aos oito anos Cardin já demonstrava habilidade para o desenho, criando roupas para as bonecas das crianças vizinhas. Em 1935, mudou-se para Paris, onde começou trabalhando no ateliê Schiaparelli. Em 1946, desenhou o figurino de Jean Cocteau, no filme "A Bela e a Fera". No ano seguinte, tornou-se responsável pelo ateliê Christian Dior.
Logo passou a ser respeitado como um estilista de alta costura. Fundou sua própria "maison" em 1950. O estilista ficou conhecido por suas formas e motivos geométricos, seus ternos de astronauta e seu "look" futurista. Criou o "vestido bolha" em 1954. Desenhou também roupas unissex, muitas delas experimentais.
Em 1959 criou uma coleção prêt-à-porter para a loja de departamentos "Printemps", motivo pelo qual chegou a ser expulso da conservadora Câmara Sindical de Alta Costura, sendo depois readmitido.
O gênio criativo de Pierre Cardin, associado à sua capacidade empresarial, tornou-o uma lenda na indústria da moda. Por exemplo, foi o primeiro a considerar o Japão como grande mercado de moda, quando lá esteve em 1959.
Em 1981, Cardin comprou os restaurantes MaximŽs, ampliando a rede com a abertura de filiais em Nova York, Londres e Pequim. A marca Cardin passou a representar um grande número de produtos, desde vinhos e bicicletas até artigos de casa e de perfumaria.
Em 1979 Cardin fez um acordo comercial com a China para produzir as roupas de sua marca. Em 1991, tornou-se Embaixador da Boa Vontade da Unesco, ficando internacionalmente conhecido por suas ações na luta contra a Aids.

Em janeiro de 2005, aos 82 anos, Pierre Cardin divulgou seus planos de aposentar-se. Para tal, colocou à venda seu império de moda e acessórios, por 500 milhões de dólares.







 Saiba Mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário