Páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Cavalli e Armani fecham a semana de Milão; veja todos os destaques





















Novos baianos: concurso em Salvador mostra o talento de jovens criadores

Concurso de novos talentos, na maioria das vezes, costuma ser alvo de curiosidade e atenção, principalmente por parte dos críticos e julgadores, já que o objetivo é fazer com que um time de novos designers (uma turma com mente fresca, conectada e cheia de ideias) apresente projetos e o conceito de seus produtos. Todos disputando um espaço no concorrido mercado fashion. Há concursos pelos quatro cantos do Brasil e, na última quarta-feira (21), ocorreu em Salvador a 13ª edição do Barra Fashion, um dos mais tradicionais eventos de moda da região promovido pelo shopping Barra e que, anualmente, apresenta os lançamentos do seu mix de lojas juntamente com o Concurso de Novos.


Passando por uma expansão, o shopping decidiu promover apenas o concurso que não recebe suporte do setor têxtil e nem de iniciativa pública e, mesmo assim, transformou-se na principal plataforma de disseminação da moda local. Mesmo com todas as dificuldades, foi possível perceber as potencialidades existentes na tentativa de reinventar a cultura local conectando-a com as tendências globais.

Dentre os nomes selecionados estão os designers Aládio Marques, Jamaccia Sylva e da pesquisadora Carol Barreto. Como coroação aos vencedores da última edição, o público aplaudiu as coleções de 15 looks de Carol Farias e Vinícius Cerqueira, este ultimo quem melhor traduziu sem obviedades o verão baiano por meio do seu já delineado minimalismo. Com uma coleção resort coerente, sexy e “pra frente”, Summer Light fez com que muitas tivessem vontade de pegar carona nessa onda e viver essa nova praia. Destaque também para as tramas, o branco e a modelagem precisa de Carol Barreto - que deixou em todos uma vontade de quero mais, já que só foi possível apresentar 5 looks -, e do novíssimo Aládio Marques, que arrancou suspiros pela sua beleza e pela feminilidade da coleção com pitada oriental.

sábado, 24 de setembro de 2011

Acontece com todo mundo, Modelo se atrapalha com vestido e cai durante o desfile da Versace

Queda em Milão! Durante a apresentação da coleção Primavera-Verão 2012 da marca italiana Versace, que ocorreu na tarde desta sexta-feira (23), uma modelo enroscou o salto altíssimo na parte da frente do vestido, perdeu o equilíbrio e escorregou na passarela comandada por Donatella Versace. Confira o flagra!


O estilo das estrelas do Rock in Rio

O Rock in Rio começou nesta sexta-feira (23), no Rio de Janeiro. Além de música, os artistas que vão se apresentar no festival trazem também estilo e informação de moda para subir ao palco. Hoje é dia de shows de Claudia Leitte, Katy Perry, Elton John e Rihanna.




A cantora Claudia Leitte se apresentou nesta sexta-feira (23), no Rock in Rio, e deve levar, além de muito axé, figurinos cheios de brilho para o palco do festival. Ela, que é muito ligada à moda e consome marcas como Balmain, D&G e Lanvin, tem ideias para os modelitos e os encomenda a um estilista ou costureiro. Desde 2006, Walério Araújo é um dos profissionais que criam peças especialmente para a estrela, que tem como stylist Yan Acioli, que acompanha outras celebridades, como Sabrina Sato. "Ela pensa junto com Yan e fazemos mudanças de acordo com o gosto dela, por exemplo abrindo ou fechando mais a roupa", conta Walério.
Uma das preocupações do estilista é fazer looks que não remetam a outras cantoras, nacionais ou internacionais, e que tenham informação de moda. As roupas têm ar sensual, ousado, mas não vulgar. "Ela gosta de recorte, mas aí tem uma tela para não correr o risco de o decote sair do lugar e o peito aparecer. Com o body, não aparece a popa da bunda", explica o estilista. A maioria delas não pode deixar de ter brilhos e cristais.
Para facilitar a troca de roupas em meio a um show, Walério usa velcros e o efeito cebola - às vezes ela entra no palco com dois bodies e um vestido a o mesmo tempo e vai "descascando" as camadas. "Antes era complicado, ela perdia tempo trocando de roupa. Com essa transformação, ela vai acrescentando acessórios, como um adorno de cabeça, e fica mais prático." As roupas têm de ser resistentes: zíperes e botões não podem estourar, nem o tecido, rasgar. Normalmente, Claudia usa o mesmo look durante seis meses e há sempre dois exemplares de cada um, para evitar imprevistos.

Katy Perry, de 26 anos, desembarca no Brasil para shows no Rock in Rio, nesta sexta-feira (23), e em São Paulo, na Chácara do Jockey, no domingo (25). A cantora hoje tem um visual bem diferente daquele do começo da carreira, em 2001, quando cantava música gospel, se chamava Katy Hudson e tinha um estilo sem glamour e que tendia ao vintage. Entre os anos 2007 e 2009, quando começou a aparecer com mais força na cena musical, ela adotou o estilo pin-up, com referências à moda dos anos 1950. Depois disso, Katy - que costuma ir a desfiles e pensa até mesmo em lançar uma coleção de roupas -  passou a apostar em looks mais sensuais, com brilhos, que marcam o corpo, típicos de estrelas do pop.

Elton John, de 64 anos, é conhecido por seus visuais excêntricos e diferentes óculos. O músico britânico, que se apresenta nesta sexta-feira (23), no Rock in Rio, revelou em 2010, à rádio BBC, que tem mais de 250 mil pares de óculos, entre solares e de grau, de diversas cores e formatos. Muitas vezes ele combina a cor das lentes com a da roupa: lilás, roxo, azul, rosa e laranja são algumas das opções. Há também armações temáticas, de acordo com o evento, como a de gnomo usada na estreia de um filme, bem como os exemplares com muito brilho, cristais, até mesmo com o nome ou as iniciais do cantor. Com tantas opções, ele raramente repete os modelos, a não ser durante shows de uma turnê, em que os óculos fazem parte do figurino - de alguns deles, há três ou quatro variações de cores diferentes.

A cantora Rihanna tem apenas 23 anos mas já dá o que falar quando o assunto é moda. Ela está no Brasil, onde se apresenta neste sábado (17), em São Paulo. No domingo (18), é a vez de Belo Horizonte e na quarta (21), de Brasília. A estrela caribenha fecha a turnê brasileira na sexta-feira (23), com show no Rock in Rio.

Apesar de ter apenas seis anos de carreira, Rihanna é uma camaleoa e já mudou de estilo - principalmente a cor e o corte de cabelo - diversas vezes. No começo, ela apostava em um visual com referências ao reggae e ao hip-hop, como calças baggy, barriga de fora e tênis. Depois, adotou mais elementos no estilo R&B, com muitos balangandãs e ares mais sensuais. Em 2008, a revista People elegeu a cantora como uma das estrelas mais bem vestidas. A barriga de fora foi substituída por roupas justas, os tênis, por saltos altos e os cabelos, que até menos de dois meses atrás estavam vermelhos, agora voltaram ao castanho.


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Desfile Vivienne Westwood Red Label Semana de Moda de Londres Primavera Verão 2012 2013

Com toda a produção de penteados e maquiagens irreverentes marcantes nos visuais que leva para as passarelas, Vivienne Westwood apresentou suas novas propostas em um desfile marcado pelo caráter urbano, jovem e divertido presente tanto nas peças, quanto no clima mais leve e relaxado na sua apresentação na Semana de Moda de Londres.

Entre as principais sugestões da designer para a moda feminina da primavera verão 2012 2013 se sobressai o trabalho de modelagem e reconfiguração da tradicional alfaiataria. Dessa forma, paletós, calças e blazeres foram renovados através da construção de shapes marcados por volumes e efeitos tridimensionais.


Inserções de babados, drapeados, o deslocamento do centro das peças e as formas maxi das golas foram características frequentes nas saias, casacos e na camisaria da nova coleção da Vivienne Westwood Red Label. O cós alto e com cintura bem marcada, tanto para as calças quanto para as saias de comprimento midi, esteve constante, ao passo que as peças em denim vieram com apelo jovial, descontraídas e dotadas de cós baixo.


Os tecidos estampados com motivos xadrez seguem em evidência também nessa proposta da designer. Compondo calças, camisas, casacos e vestidos de cortes soltinhos; esses materiais dividem espaço com outros de aspecto sedoso, acetinado ou mesmo com o couro, o qual dita o tom informal das jaquetas slim que arremataram algumas das produções desfiladas em Londres.



Para os vestidos, foram os shapes soltos de modelagens amplas àqueles mais recorrentes em peças de estética despojada, dentre as quais, temos como destaque o modelo chemise. A assimetria no corte das saias e o drapeado foram outros atributos freqüentes, sinalizando a veia sofisticada de alguns looks. Além dos curtos, um longo vermelho surgiu trabalhado em camadas de tule as quais garantiram o volume para saias e quadris femininos. 


Entre as produções lançadas nas passarelas britânicas, referências ao estilo grego se fizeram presentes nas criações que a estilista apresentou como sugestão para a moda da primavera verão 2012 2013. Casual e descontraída, essa coleção daVivienne Westwood Red Label segue, entretanto, tendo no apelo divertido e nos toques irreverentes coordenados no styling dos visuais àquele item que reflete não só a personalidade da designer, mas a identidade de sua marca e de seu público nas peças propostas para essas próximas temporadas.




terça-feira, 20 de setembro de 2011

Desfile Calvin Klein Semana de Moda de Nova York Primavera Verão 2012 2013

Sucesso entre o público e uma das grifes mais bem aceitas da atualidade, a Calvin Klein lançou suas propostas para a moda feminina da primavera verão 2012 2013 em um dos desfiles mais discretos até então realizados nessa temporada de lançamentos de Nova York. Ao contrário do que vimos em grande parte das outras apresentações, o designer Francisco Costa investiu em peças monocromáticas para essas próximas temporadas que, em geral, têm assumido ares mais ousados e divertidos.


Apostando em uma cartela de cores mais discretacomposta por nuances claras de nude, pêssego, caramelo, amarelo, cinza e azul – além do preto –, o estilista brasileiro não exagerou nas informações, mantendo seu DNA. A principal novidade foi afeminilidade, evidenciada em detalhes sutis dos vestidos e conjuntos que compõem esse mix.


Materiais acetinados realçam os toques sexies presentes de forma igualmente discreta, especialmente nos vestidos dessa coleção. Com decotes amplos – também para as costas -, eles valorizam o colo feminino, enquanto o comprimento se deu “midi”, com as barras na altura do joelho. No que diz respeito à silhueta, são os cortes que acompanham as formas do corpo àqueles propostos pela grife.

Além dessas peças, casacos sequinhos e alongados, bem como conjuntos de saias, calças com pernas wide, camisas e paletós completaram o mix lançado por Costa. Aqui, detalhes como recortes centrais e transparências conferiram um visual alongado e reforçam a já citada sensualidade feminina. Enquanto isso, nas peças que aliaram superfícies metalizadas, acetinadas e transparências pôde-se visualizar um “quê” da estética boudoir, ainda que essa fosse apenas uma leve sugestão nos looks da Calvin Klein.



Para as entradas finais, foram os longos que conquistaram as passarelas da Semana de moda de Nova York. Esses mantiveram os atributos marcantes nos modelos midi, sendo aqui as transparências mais ousadas e as finalizações com cintos finos para acinturar o shape propostas em destaque nos looks. 

Com cabelos soltos e makes naturais, o minimalismo das roupas da grife foi traduzido também para os detalhes das produções da Calvin Klein, as quais, assim como nas últimas temporadas, prometem conquistar inúmeras adeptas seja nos tapetes vermelho mundo afora, seja em badaladas festas e eventos.


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Desfile Carlos Miele Semana de Moda de Nova York Primavera Verão 2012 2013

Para abrir a apresentação, quatro modelos desfilarammaxi vestidos esvoaçantes e coloridos sobrepostos a bodies brancos; looks esses que antecipavam as cores que veríamos em seguida. Laranja, azul, verde, cinza e branco foram as tonalidades que, combinadas ao dourado, coloriram com sofisticação as produções sugeridas pelo designer brasileiro.


Os vestidos longos e midi, em geral, construídos com modelagens mais próximas ao corpo e decotes assimétricos foram as vedetes, enquanto que modelos tomara-que-caia e recortes inteiramente trabalhados com texturizações e babados também chamassem a atenção do público. Decotes em “V” e fendas altas somadas às transparências deram o o tom sexy, sobretudo na dupla maxi saia + top drapeado.


Tanto nos looks que já citamos quanto nas de mais, a silhueta bem delineada e peças de cortes sequinhosforam predominantes. Camisas e peças de alfaiataria construídas prezando por caimentos fluídos são exceções.

Drapeados, bordados com paetês, estampas aquareladas e fendas estão entre as principais apostas vistas no decorrer do desfile de Carlos Miele durante a Semana de Moda de Nova York. De acordo com uma entrevista feita com o designer, o que motivou o desenvolvimento da coleção foi a sua visão particular de paraíso – um lugar com um sol infinito – a qual foi refletida, especialmente, na leveza e na paleta de cores dessa proposta que Miele lançou sob altas expectativas ditando suas apostas para renovar a moda feminina do verão 2013.










Desfile Victoria Beckham Semana de Moda de Nova York Primavera Verão 2012 2013

Antes famosa pelo estilo rígido e elegante já marcante durante sua carreira como cantora no grupo pop Spice Girls, a estilista evidencia temporada após temporada o talento e perfeccionismo com os quais desenvolve seus trabalhos. Entre preconceitos e, cada vez mais, expectativas; a mulher de David Beckham mostrou nessa edição da Mercedes Benz Fashion Week que sua linha de roupas e acessórios continua em evolução, bem como o seu apurado senso estético.



Desde o look que abriu o desfile, a precisão do corte e as linhas simples – quase minimalistas – que veríamos no decorrer das entradas foram atributos marcantes no vestido-casaco azul que adiantava, também, uma das principais apostas cromáticas de Victoria para essas próximas estações. Acrescentando novidades e mostrando esforços inéditos a cada coleção, a designer – agora – insere toques esportivos entre as produções que lança sem, contudo, reduzir a sofisticação desses visuais.


Saias retas curtinhas, blusas com decote careca e vestidos prezam pela silhueta sequinha e de cortes mais próximos ao corpo. Por vezes, interferências da moda dos anos 1960 e do estilo futurista da década podem ser visualizadas. Peças tomara-que-caia e trabalhadas com decotes assimétricos, entretanto, também têm vez entre o mix proposto pela grife.



Vez ou outra os looks traziam formas acinturadas, da mesma forma que alguns modelos dos casacos reforçavam os apelos esportivos quando contavam com bolsos utilitários. Para as entradas finais, saias leves e soltinhas dividiram espaço com versões maxi e um vestido longo o qual fechou a apresentação. 


Colorida, em geral, por tons intensos como o: laranja e o azul, em geral, contrastados com preto e nude; a coleção se mostrou invariavelemente sexy ainda que a sensualidade não fosse evidente e tão pouco resultante de grandes esforços. Dessa forma, looks de estruturas simples como esses lançados na coleção primavera verão 2012 2013 de Victoria Beckham reafirmam o famoso ditado “less is more” – “menos é mais” – e chegam como sugestões elegantes para atualizar os looks femininos dessas temporadas.



Mudaram as datas do Fashion Rio e do SPFW inverno 2012

Para anotar na agenda: a Luminosidade divulgou as novas datas da próxima temporada de moda no Brasil. O Fashion Rio apresenta as tendências para o inverno 2012 de 10 a 14 de janeiro, quando ocorre também o salão de negócios Rio-à-Porter, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. O evento estava marcado para 9 a 13 de janeiro. Já a semana de moda paulistana será de 19 a 24 de janeiro - o São Paulo Fashion Week ocorreria de 16 a 21 de janeiro -, na Bienal do Parque do Ibirapuera.


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Xadrez no verão.

Usado ao extremo no inverno o xadrez permanece no verão como vedete da estação,inclusive nos calçados e acessórios.