Quem não ama uma boa peça em couro, mais sendo de couro legitimo ou ecológico as peças neste material necessitam de certos cuidados para se manterem conservadas por mais tempo.
1. GUARDAR
Não estoque as peças em sacos plásticos e em ambientes fechados, pouco ventilados e úmidos. "Por ser uma matéria-prima sensível, deve respirar", pontua Patricia. Procure manter as peças separadas, para evitar a transferência de cor de uma para outra.
2. LIMPAR
O ideal é procurar uma lavanderia especializada, pois cada acabamento aplicado no couro define qual tratamento deve ser feito no artigo. Em casa, use produtos de limpeza específicos, prestando atenção nas especificações do rótulo. E sempre faça um teste antes, em um pedaço escondido da peça, para evitar que estrague. "Também é importante seguir a etiqueta do peça”. No caso de couros claros, a remoção em casa é ainda mais difícil pois a sujeira tende a impregnar na peça.
3. SEM ÁGUA
É certeiro: peças úmidas vão mofar e manchar. Se molhou, deixe a peça secar à sombra e, durante a secagem, "penteie-a” com uma escova de cerdas bem macias. "Isso evita que o couro manche, já que o corante tende a se acumular no local que molhou”.
4. MOFOU?
Depois da limpeza em uma lavanderia especializada, deixe a peça respirar antes de colocar no closet. Cuidado extra: aqueles antimofos de armário não funcionam bem com o couro, que tende a absorver a água que se acumula no recipiente. Baltazar detalha: "esses potes acumulam a água do ambiente, que se mistura com produtos químicos. Essa água pode ser re-absorvida pelo couro, e isso causa danos irreparáveis”.
5. PODE PASSAR?
Pode, mas com ferro em torno de 40° C - e nunca diretamente no couro. Proteja a peça com um pano fino ou papel manteiga. Antes, faça um teste em algum cantinho da roupa, para não estragar uma parte muito visível. O vinco é muito grande? Esqueça, não há ferro que dê jeito.