Páginas

domingo, 29 de maio de 2011

Casa dos criadores programação divulgada 29º edição Primavera Verão 2011 2012

Casa de Criadores, já tem data marcada: acontecerá durante três dias, entre 8 e 10 de junho e desta vez numa nova sede, o Museu Afro Brasil no parqueIbirapuera, local onde ocorre o SPFW.


Desfile de Walério Araújo na 28ª edição da Casa de Criadores. Foto:Divulgação

Nascida pela iniciativa do jornalista André Hidalgo e de um grupo de jovens estilistas na região de São Paulo, a Casa de Criadores é um espaço voltado à revelação de novos talentos, que hoje consiste na mais visível vitrine da criação da moda brasileira. Ela é responsável por incorporar e projetar criadores de vários estados brasileiros, lançando nomes como Cavalera,Ronaldo FragaJoão PimentaJuliana Jabour, entre muitos outros. 


Croqui do novo integrante da Casa de Criadores - Thiago Schynider. Foto:Divulgação


Croqui da nova integrante da Casa de Criadores - Anna Paula Osório . Foto:Divulgação

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Oscar de la Renta Resort 2012

 Desde o dia 9 de maio algumas grifes internacionais começaram a apresentar suas coleções de Resort 2012 como Chanel, Bottega Veneta, MaxMara e Sportmax. No mesmo ímpeto Oscar de La Renta se apresentou na segunda-feira de 16 de maio em Nova Iorque, nos proporcionando uma degustação do que virá para a temporada de Verão 2012 europeu. O estilista teve as obras de Pablo Picasso como fio condutor de sua coleção de 62 looks, aos quais adicionou elementos da cultura hispânicacomo a tourada e o flamenco.







cubismo presente nas obras de Picassopossibilitou a desconstrução geométrica nas estampas e recortes assimétricos dos patchworks, assim como nos bordados e aplicações que acrescentaram aos looks uma experimentação de superfícies têxteis. O uso da técnica artística tromp l’oeil na coleção deResort 2012 - caracterizada pelo efeito ilusório de perspectiva -, tornou-a uma verdadeira obra de arte. Os tons terrosos da coleção também seguiram a obra do artista, contrastando com tons azulados e acinzentados, como na obra Les demoiselles D’ Avignon*.



Os recortes bruscos e femininos nos looks deOscar de La Renta assim como fendas, babados, camadas e peças acinturadas que delineavam o corpo, estabeleceram a influência do flamenco como base da cultura hispânica na coleção. Enquanto isso, calças de cintura alta e comprimento cropped, roupas estruturadas, decotes em V, boleros com formas mais simples adornados com bordados e a presença do trio de cores vermelho, branco e preto, representaram intrinsecamente a tourada.



A coleção Resort 2012 de Oscar de La Rentacircundou em torno da modelagem seca e ríspida com o apoio de tecidos estruturadoscontrapondo à maleabilidade e fluidez das roupas flamencas nas saias e mangas com babados, que também preponderou na sensualidade do vestido sereia, nas transparências e no uso de plumas. Os tecidos estruturados como couro, algodão e tweed compunham os tubinhos, casaquetos, calças de talhe reto e os vestidos acinturados; já os maleáveis como seda, organza e tule trouxeram movimento nas peças com modelagem folgada e babados.


A cartela de cores da coleção seguiu um consenso entre as inspirações, com vermelho, preto, branco, tons terrosos e azulados, amarelo, verde, rose, laranja coordenados de forma artística nos padrões geométricos com listras, poás, e motivos abstratos aliados às texturas das aplicações de tecido e bordados.

Os acessórios do desfile foram o que melhor representou as influências da cultura hispânica, com o chapéu de aba larga e reta com amarração inferior e bolinhas suspensas, remetendo aos componentes do vestuário dos toureiros; do mesmo modo, os cintos surgiram mais largos e com fivelas trabalhadas. Já os calçados variaram de acordo com os looks, no geral mais leves, como a ankle boot com bolinhas suspensas, as sandálias de tiras finas, o modelo de sapato Mary Jane com peep toe, os scarpins vermelhos e as botas de cano mediano com amarrações. A grife dispensou informação visual na beleza do desfile, ressaltando a sobrancelha marcada e o batom rouge.



As influências expostas na coleção de Resort 2012 de Oscar de La Renta foram abordadas de forma sutil, e ainda que possuam um peso cultural peculiar não a deixaram caricata. O estilo artístico de Picasso estabeleceu um elo com a cultura hispânica, não apenas pelo artista pertencer à ela, mas quanto ao aspecto brusco das construções geométricas bem como a força e vivacidade do flamenco e da tourada dispostas em assimetrias cúbicas.


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Kate Moss

Uma das tops mais famosas do mundo, Kate Moss foi descoberta aos 14 anos de idade em um aeroporto. Sua beleza ao longo dos anos lhe rendeu prestígio e fama servindo como inspiração para diversos estilistas e fotógrafos - o que a transformou em um ícone da moda. Essa viveu o auge de sua carreira nos anos 90 e 2000 onde esteve presente nos editoriais e capas das mais importantes revistas fashion, como Vogue e W.

O estilo Kate Moss combina elementos básicos a uma boa dose de ousadia, a modelo comunica sua personalidade por meio de trajes que permeiam os estilos casual chicrocker e Hi-Lo. Dessa fusão surgem características muito peculiares, essas que levam o DNA da top.






Casual Chic
Sempre muito básica Kate Moss aposta em skinnys e leggings bem justas combinadas com camisas e t-shirts mais amplas, o que lhe garante looks sofisticados. Compor uma mistura de peças masculinizadas à modelos mais sensuais e femininos também é característica da top model. Destaque para os blazers, jaquetas e camisas jeans e xadrezes que são combinadas a saias e shorts mais justos e curtos, o que garante sua feminilidade. 

Pegadas Rockers
A ousadia e irreverência de Kate são os elementos mais marcantes de seu estilo. O preto é quem na maioria das vezes dá o tom as suas peças, o que acentua ainda mais sua referência no rocker. 

Acessórios como colares, anéis e cintos arrematam suas composições e por vezes aparecem combinando couro à argolas, tachas e correntes o que lhe produz um visual insurgente.

Seus cabelos loiros ficam quase sempre com cara de despenteados - propondo um ar de quem dispensa horas na frente do espelho. Já na make Kate Moss opta por olhos bem marcados, normalmente em tons de preto, já os lábios são cobertos com batons nudes, vermelhos e também pelo gloss.

Elegância e descontração do Hi-Lo

Quando comparece a celebrações e eventos mais glamourosos a top aposta na sensualidade do bodouir chic, que mistura elementos de peças de lingerie com roupas do dia-a-dia, como também no Hi-lo que compõe uma mistura do elegante com o casual. As peles também são uma das paixões de Moss, essa adora os casacos tanto naturais como artificiais e os combina com mini saias e skinnys básicas.

A mistura de tecidos tradicionais (jeans), com mais sofisticados (seda), são elementos que marcam o estilo Hi-Lo de Kate, assim como bolsas e sapatos de griffes famosas combinados a trajes fast fashion também são fatores evidentes em seus looks. 





Irreverente e autêntica a modelo Kate Moss dita um estilo básico, porém glamouroso. Além de ser um ícone de beleza, ela diferencia-se por conseguir dialogar com a moda de maneira elegante e harmoniosa. Seu estilo influencia e tende a reger o comportamento de diversas gerações .








Smoking feminino

Toda mulher que se preza tem certa intimidade com o guarda roupa masculino, um dos itens mais sofisticados deste guarda roupa é sem dúvida o o Smoking, a peça reflete sensualidade competindo com   vestidos de festa. Esse traje de alfaiataria originário do guarda-roupa masculino ganhou formas mais delicadas, adaptadas ao corpo feminino e, a despeito de algumas regras essenciais, tornou-se sinônimo de independência e liberdade.

Smoking feminino Yves Sant Lauren. 

No que se diz respeito aos modelos, os smokings vão desde os tradicionais - com cetim ou seda na lapela do paletó e calça com corte reto de cintura alta -, até os compostos por paletó transpassado, com um corte mais arredondado ou com ombros destacados pelo uso de ombreiras e calças mais justas, estilo skinny, boot-cut ou boca de sino. Há ainda uma variante quanto aos detalhes, como as gravatas, por exemplo; essas podem vir compridas, borboleta ou ainda com lenços.


Smoking DKNY Inverno 2011

Outra opção de uso do smoking é o traje ser composto de uma camisa por baixo, que pode ser em tecido plano de algodão ou transparente, deixando o visual mais sensual. Para inovar de vez o look, mulheres de pouco ou médio seios podem aproveitar para não usar nada por baixo, sugestão essa que deve ser evitada por aquelas com bastante busto, pois correm o risco de cair na vulgaridade.



Smoking Jason Wu Inverno 2011

Quanto às cores, geralmente são monocromáticos na cor preta ou em tons escuros. Contudo, nada impede de virem em outras tonalidades como branco, o que neste caso torna o uso mais arriscado, assim como alguns modelos mais raros que trazem o paletó com a cor diferente da calça. 



Jenifer Aniston usan um smoking feminino 


Charlize Theron com smoking feminino de duas cores 

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Olhos de gata

Diz a lenda que ate Cleopatra já era adepta dos olhos de gata, várias outras mulheres ajudaram a tornar o estilo popula, a década de cinquenta foi a mais popular o bom é que o estilo continua confira algumas dicas para usar e abusar do estilo.





primeiro passo é ficar em frente a um espelho e levantar o queixo, assim automaticamente a pálpebra se abaixa facilitando o trabalho. Procure apoiar os cotovelos sobre uma superfície para ter melhor apoio, e fechar os olhos com um cotonete ou puxar levemente o cantinho do olho com o dedo.

Segundo passo é fazer alguns pontinhos ao longo da linha dos cílios que irão ajudar a aplicar odelineador, não tente aplicar tudo de uma só vez. Eles irão delimitar o traçado e ajudar a não errar ou borrar, depois é só ligá-los, ou comece a fazer o traço da parte exterior do olho até o meio, e sem seguida do canto interior até o meio ligando as duas metades. A grossura da linha é feita conforme desejar o look, se fino é mais discreto, se grosso mais intenso.




Em seguida, o terceiro passo é unir esses pontinhos até formar um traço único. Um traço fino do canto interno do olho até o final cria a sensação de cílios mais cheios, bom para quem tem olhos pequenos, já para olhos grandes, fica interessante engrossar o traçado do meio da pálpebra até o canto externo. 


Se borrar em algum momento, basta limpar cuidadosamente com um cotonete molhado na água ou com removedor de maquiagem, e continuar aplicando o delineador.



TIPOS DE DELINEADOR

Lápis delineador: É o mais fácil de usar e é o indicado para iniciantes por ter a ponta dura proporcionando um controle maior no momento de fazer o traçado. Se borrar, para não precisar limpar e refazer o make, pode-se esfumar a pálpebra. Mas com ele fica difícil conseguir um traço fino pela espessura da ponta e, dependendo da qualidade do lápis, o tom da cor pode ser bem clarinho.




Delineador em gel ou cremoso: Requer um pouco de prática para usar, necessita de certa firmeza nas mãos, mas não é difícil. Deve-se aplicar com um pincel chanfrado ou de delinear, para que seja possível controlar a espessura.





Caneta delineadora: É prática de se usar. Pelo seu formato, o modo de segurar é o mesmo de uma caneta de escrever, proporcionando maior precisão no traçado. Uma única desvantagem é que com o tempo a sua ponta pode desgastar, fazendo com que o traçado fique mais grosso.





Delineador líquido com ponta firme: É o mais conhecido e usado. Por ser difícil de aplicar, requer certa prática para conseguir controlar a espessura e evitar os borrões. Necessita também de paciência para esperar o produto secar, em compensação é o que oferece melhor acabamento e o traço é bem mais intenso.





Delineador líquido com ponta tipo pincel: É complicado de passar, mas não impossível. Sua ponta é mole, o que requer prática, paciência e firmeza nas mãos para controlar a espessura. Também possui um melhor acabamento, mas o risco de falhas e borrões é alto.







Carlos Miele verão 2012

Mais uma vez os anos 70, é inspiração a década marcou o desfile de Carlos Miele, pantalonas de cintura alta - em jeans e linho,  macacão branco,saídas de praia feitas em crochê, trabalho manual, de que o estilista gosta tanto e faz sua pinta no mercado internacional, ganha destaque também nos tressês que formam cintos e decoram vestidos.




Bordados  nos jeans ecológicos feitos em parceria com Michael Roberts, florais e beija-flores em calças, saias e shorts feitos com garrafas pet e sobras de fios reciclados. Tudo muito bonito, pelo menos no contexto ambiental.



Ao contrário da última estação, o desfile de Miele ganhou unidade ao apresentar um pout-pourri de todas as suas linhas, da festa à esportiva. As cores conversam entre si, e vão do coral ao turquesa ao vermelho - atenção, aliás, às calças bicolores, que têm tudo para voltar ao imaginário da moda. O bicolor também surge nas estampas gráficas, ao lado dos dye em azul + branco e nas boas peças em linho branco silvados.  





Como não podia faltar, os vestidões de festa aparecem em chiffon de seda e cetim, cortes angulosos e repuxados marcando a cintura. 

No masculino Miele tenta o uso de  degrades e cores fortes , bermudas jeans justas às pernas, calças e blazer em linho e um bom pelerine de pontas irregulares. 




terça-feira, 24 de maio de 2011

As mais lindas do festival de Cannes

Passado mais um festival de Cannes é hora de analisar o figurino das beldades, confesso que os meu preferido foi pra variar o usado por Angelina Jolie, e você o que acha.