Desde o dia 9 de maio algumas grifes internacionais começaram a apresentar suas coleções de Resort 2012 como Chanel, Bottega Veneta, MaxMara e Sportmax. No mesmo ímpeto Oscar de La Renta se apresentou na segunda-feira de 16 de maio em Nova Iorque, nos proporcionando uma degustação do que virá para a temporada de Verão 2012 europeu. O estilista teve as obras de Pablo Picasso como fio condutor de sua coleção de 62 looks, aos quais adicionou elementos da cultura hispânicacomo a tourada e o flamenco.
O cubismo presente nas obras de Picassopossibilitou a desconstrução geométrica nas estampas e recortes assimétricos dos patchworks, assim como nos bordados e aplicações que acrescentaram aos looks uma experimentação de superfícies têxteis. O uso da técnica artística tromp l’oeil na coleção deResort 2012 - caracterizada pelo efeito ilusório de perspectiva -, tornou-a uma verdadeira obra de arte. Os tons terrosos da coleção também seguiram a obra do artista, contrastando com tons azulados e acinzentados, como na obra Les demoiselles D’ Avignon*.
Os recortes bruscos e femininos nos looks deOscar de La Renta assim como fendas, babados, camadas e peças acinturadas que delineavam o corpo, estabeleceram a influência do flamenco como base da cultura hispânica na coleção. Enquanto isso, calças de cintura alta e comprimento cropped, roupas estruturadas, decotes em V, boleros com formas mais simples adornados com bordados e a presença do trio de cores vermelho, branco e preto, representaram intrinsecamente a tourada.
A coleção Resort 2012 de Oscar de La Rentacircundou em torno da modelagem seca e ríspida com o apoio de tecidos estruturadoscontrapondo à maleabilidade e fluidez das roupas flamencas nas saias e mangas com babados, que também preponderou na sensualidade do vestido sereia, nas transparências e no uso de plumas. Os tecidos estruturados como couro, algodão e tweed compunham os tubinhos, casaquetos, calças de talhe reto e os vestidos acinturados; já os maleáveis como seda, organza e tule trouxeram movimento nas peças com modelagem folgada e babados.
A cartela de cores da coleção seguiu um consenso entre as inspirações, com vermelho, preto, branco, tons terrosos e azulados, amarelo, verde, rose, laranja coordenados de forma artística nos padrões geométricos com listras, poás, e motivos abstratos aliados às texturas das aplicações de tecido e bordados.
Os acessórios do desfile foram o que melhor representou as influências da cultura hispânica, com o chapéu de aba larga e reta com amarração inferior e bolinhas suspensas, remetendo aos componentes do vestuário dos toureiros; do mesmo modo, os cintos surgiram mais largos e com fivelas trabalhadas. Já os calçados variaram de acordo com os looks, no geral mais leves, como a ankle boot com bolinhas suspensas, as sandálias de tiras finas, o modelo de sapato Mary Jane com peep toe, os scarpins vermelhos e as botas de cano mediano com amarrações. A grife dispensou informação visual na beleza do desfile, ressaltando a sobrancelha marcada e o batom rouge.
As influências expostas na coleção de Resort 2012 de Oscar de La Renta foram abordadas de forma sutil, e ainda que possuam um peso cultural peculiar não a deixaram caricata. O estilo artístico de Picasso estabeleceu um elo com a cultura hispânica, não apenas pelo artista pertencer à ela, mas quanto ao aspecto brusco das construções geométricas bem como a força e vivacidade do flamenco e da tourada dispostas em assimetrias cúbicas.